Map_thumbnail_large_font

Eryngium fluminense 

Scope: Global
Idioma: Português
Status_ne_offStatus_dd_offStatus_lc_offStatus_nt_offStatus_vu_onStatus_en_offStatus_cr_offStatus_ew_offStatus_ex_off

Translate page into:

Taxonomy [top]

Kingdom Phylum Class Order Family
Plantae Tracheophyta Magnoliopsida Apiales Umbelliferae

Scientific Name: Eryngium fluminense Urb.
Taxonomic Source(s): Fiaschi, P. and Cota, M.R.C. 2015. Apiaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Available at: http://floradobrasil.jbrj.gov.br/jabot/floradobrasil/FB47.

Assessment Information [top]

Red List Category & Criteria: Vulnerable D2 ver 3.1
Year Published: 2016
Date Assessed: 2015-10-29
Assessor(s): Rosa, P.
Reviewer(s): Santos Filho, L.
Justification:
A espécie foi encontrada no Parque Nacional da Serra dos Órgãos e no Parque Estadual dos Três Picos, estritamente em locais de Campos de Altitude, nas localidades de Cachoeira do Rancho Fino, Morro Açu, Pico Menor e Pico da Caledônia. Coletas recentes apontam que a espécie é frequente no Pico da Caledônia (P.E. Três Picos), entretanto apresenta uma área de ocupação restrita de 16 km² e está sujeita a quatro situações de ameaça. As ameaças incidentes são os incêndios florestais (IBAMA 2014), invasão de espécies exóticas (Viana e Rocha 2009) e os impactos causados pelo turismo e recreação no PARNA Serra dos Órgãos (Castro 2008), a expansão urbana e comercial (Mendes 2010) e o aumento da frequência e/ou intensidade das queimadas (Mota 2009) no P.E. Três Picos.

Geographic Range [top]

Range Description:A espécie é endêmica do Brasil, ocorrendo exclusivamente no estado do Rio de Janeiro (Fiaschi e Cota 2015). Nos município de Teresópolis a espécie ocorre no Parque Nacional da Serra dos Órgãos, nas localidades de Cachoeira do Rancho Frio e Pedra Açu e no município de Nova Friburgo no Parque Estadual dos Três Picos, nas localidades de Pico Menor e Pico da Caledônia. Há um registro da espécie para o estado do Paraná (voucher: G. Hatschbach 16449), corroborada por Selusniaki (2013) em levantamento florístico realizado nos campos naturais do estado do Paraná, porém não considerado válido pelo especialista da família Pedro Fiaschi (com. pess.).
Countries occurrence:
Native:
Brazil (Rio de Janeiro)
Additional data:
Estimated area of occupancy (AOO) - km2:16
Number of Locations:4
Range Map:Click here to open the map viewer and explore range.

Population [top]

Population:As subpopulações conhecidas de Eryngium fluminense (estimadas em cerca de 4, com base nos registros de coleta). A população do Pico da Caledônia (Parque Estadual dos Três Picos) foi descrita como frequente pelo coletor (voucher: R.C. Forzza 3415).
Current Population Trend:Unknown
Additional data:

Habitat and Ecology [top]

Habitat and Ecology:Erva terrestre, Eryngium fluminense ocorre sobre os Campos de Altitude associados ao bioma Mata Atlântica no estado do Rio de Janeiro (Fiaschi e Cota 2015).
Systems:Terrestrial

Threats [top]

Major Threat(s): O aumento da frequência de incêndios na Serra dos Órgãos representa uma ameaça à espécie e a toda a flora que ocorre associada aos Campos de Altitude da região, uma vez que esta é uma das tipologias de vegetação mais vulneráveis frente ao aumento da incidência de incêndios severos como o que assolou cerca de 80% dos campos nativos no Parque Nacional da Serra dos Órgãos (IBAMA 2014; ICMBio 2014a, 2014b). A região de Nova Friburgo sofre com a ocorrência de incêndios, agravada pela baixa umidade do ar e estiagem prolongada. Somente no ano de 2007, ocorreram incêndios sobre a vegetação, cuja quantidade foi considerada maior que a média da década, o que reforça a escala do problema (Mota 2009).

Conservation Actions [top]

Conservation Actions: Occorre no Parque Nacional da Serra dos Órgãos e Parque Estadual dos Três Picos.

Citation: Rosa, P. 2016. Eryngium fluminense. The IUCN Red List of Threatened Species 2016: e.T107250449A107302977. . Downloaded on 24 October 2017.
Disclaimer: To make use of this information, please check the <Terms of Use>.
Feedback: If you see any errors or have any questions or suggestions on what is shown on this page, please provide us with feedback so that we can correct or extend the information provided